quinta-feira, 21 de junho de 2012

Trabalho Geometria Espacial-2ºtrim(1ªparte)



COLÉGIO ESTADUAL RODRIGUES ALVES-CACHOEIRINHA-RS
Disciplina: Matemática      Prof.Nara Pelegrini   2ºTrim.(Trabalho Avaliativo-1ªParte)-

Assunto: Da Geometria Euclidiana, muito antiga, até a Geometria Fractal, muito atual.

1-Poliedros e corpos redondos: qual a diferença?
Já realizamos várias atividades, explorando um conjunto de sólidos geométricos,usando e construindo caixas
Abaixo, você tem alguns sólidos. Leia os seus nomes e pense nas suas propriedades.
 
           1- cubo 
           2-cilindro
      3-  esfera
         4-          cone
       5-      Prisma hexagonal       
        6- icosaedro
          7-    Prisma triangular
8-Pirâmide quadrangular 
Em Geometria, a palavra sólido é um substantivo que designa qualquer corpo tridimensional – que tem comprimento, altura e profundidade – e que é maciço.
Os objetos que estão ao seu redor representam sólidos: a lata do refrigerante, a bola que você joga, as embalagens que acondicionam os produtos que você compra. Percebeu-se  que uns rolam e outros deslizam, isto é, uns rolam e outros não rolam. Complete, agora, o quadro abaixo com os nomes de alguns sólidos que rolam e outros que não rolam (se você não se lembra dos nomes dos sólidos, veja os sólidos desenhados acima):
2-Poliedros e seus elementos
Os sólidos que rolam são chamados corpos redondos e os que não rolam são chamados poliedros. Ao trabalhar com poliedros e corpos redondos, você explorou as suas superfícies e pôde perceber várias diferenças que eles apresentam entre si. Os poliedros, quando colocados sobre uma mesa, por exemplo, apoiam-se sobre uma região plana, pois a superfície de um poliedro é formada por partes planas, o que nem sempre acontece com os corpos redondos.
As partes ou regiões planas da superfície de um poliedro são chamadas faces. Ao planificar os poliedros, que são figuras tridimensionais, percebe-se que ficarão determinadas as suas faces, que são figuras geométricas planas, isto é, figuras geométricas bidimensionais, os polígonos.
Quando você explorou a superfície dos poliedros, percebeu que eles têm quinas ou cantos e percebeu, também, que eles têm bicos ou pontas.
Complete as lacunas e, depois, o quadro abaixo:
As partes ou regiões planas da superfície de um poliedro são denominadas __________ e as faces dos poliedros são denominadas________________.As quinas ou cantos são as arestas. As pontas ou bicos são os vértices.e _______________ é a linha de encontro de duas faces do poliedro.________________ é o ponto onde três ou mais arestas se encontram.

Você sabia que...
Os artistas plásticos, os arquitetos, os paisagistas usam o contraste dos corpos redondos e dos poliedros, das linhas curvas e retas, na harmonia de suas criações?Observe a beleza da Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde se localiza o Congresso Nacional.
Elabore um texto, no quadro abaixo, descrevendo o complexo do Congresso Nacional para um amigo que mora no exterior.
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farm2.static.flickr.com/1141/1424623138_9bdfc9fb52.jpg?v=0 25/7/2008.
3-Calculando o número de arestas de um poliedro

                                           
Você vai, agora, encontrar uma maneira de calcular o número de arestas de um poliedro sem contá-las. Para realizar esta tarefa, observe as planificações de alguns poliedros e os polígonos por eles determinados. Como você já sabe, as faces dos poliedros são polígonos. Pode se dizer que cada dois lados de diferentes faces desses polígonos, unidas formam uma aresta do poliedro. Se você souber quantos e quais polígonos formam um poliedro, você poderá calcular o número de arestas sem contá-las. Isso você poderá fazer, observando as planificações acima.
Agora, complete com atenção, o quadro abaixo:

4-Poliedros convexos e não convexos
Observe os poliedros desenhados ao lado e responda.Em que eles são diferentes?____________________
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Os poliedros que não apresentam reentrâncias são chamados poliedros convexos e os que apresentam reentrâncias são chamados não convexos.
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5-Poliedros regulares

Regulares
Não regulares
Os poliedros convexos podem ser regulares ou não regulares. Observe os sólidos convexos abaixo desenhados. Observe-os quanto às faces, quanto ao número de arestas que concorrem para um mesmo vértice, comparando os regulares com os não regulares. Enumere as características dos poliedros regulares.
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Você sabia que...
Existem apenas cinco poliedros regulares, os famosos sólidos de Platão?Os poliedros são estudados desde a Grécia Antiga na escola de Pitágoras, em 600 a.C. No entanto, há evidências de que os Povos Neolíticos que viveram na Escócia tinham esculpido alguns destes sólidos 1.000 anos antes. Os modelos da figura abaixo encontram se no Museu Ashmolean, em Oxford, na Inglaterra.

6-Resumo Final
Você trabalhou com os sólidos e, a partir dos que rolam ou não rolam, estudou os poliedros, classificando-os em convexos e não convexos, em regulares e não regulares, identificando os regulares, chamados de Platão. Pode-se organizar os sólidos em um diagrama como o que está a seguir. Observe-o muito bem e complete as etiquetas abaixo com as palavras que estão nos quadros.

Você sabia que...
A Geometria Euclidiana, que estuda os objetos a duas e três dimensões, é baseada nos postulados de Euclides de Alexandria (325 a.C. – 265 a.C.), os quais estão apresentados em seu livro Os Elementos que, juntamente com a Bíblia, é um dos livros mais lidos ao longo dos tempos? Esse livro foi a primeira discussão sistemática sobre Geometria e contém conhecimentos muito antigos, muitos deles originados na Grécia. Durante séculos, a Geometria Euclidiana foi a única estudada.

Identificação
Nome:_____________________________________________________________________________
Nº__________________    Turma:______________  Data:__________________________

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